Pensamento Positivo – 3º Encontro – parte 1 (27/03) – Cinthia Almeida

Sábado 27/03/2010

dsc00062

Neste encontro ficou combinado que íamos buscar mais personagens para o documentário. Durante a semana nós listamos pessoas que o Diego tinha informado que seriam contatos bacanas para o nosso trabalho.

Estamos no 3º passo na construção de um documentário, captação de imagens e busca de personagens, que por sinal, é a etapa mais longa e trabalhosa, pois, temos alguns desafios como, o clima (para gravarmos imagens do bairro e lugares) e pessoas (afinal, ninguém é obrigado a falar com a gente, né?…rsrs).

Nos encontramos, Fernanda, Tiago e eu, na estação Consolação, nosso ponto de encontro, sempre…rsrs, às 11h40 e fomos direto para o primeiro endereço da lista. Nós descemos a rua Paim e entramos na rua Avanhandava, endereço da casa das freiras Luiza, Lucia e Rosana. Foi a primeira vez que os três foram juntos a campo.

A rua Avanhandava fica de frente para a rua sem saída do Conjunto Santos Dumont. A imagem dos dois prédios, Demoiselle e 14 Bis, é muito legal. Decidimos que depois voltaríamos para captar alguns tapes (segundos de imagens de um determinado local ou pessoa).

A caminho da casa, Fernanda diz: “Estou com medo!” Então olhei para os lados e não vi nada que fizesse alguém sentir medo, além de dois rapazes que subiam a rua. Então vi que era deles que ela estava com medo. Esse é mais um desafio do grupo, Fernanda tem medo de certas situações, independentemente de quem faça parte delas…rsrs. Teremos que ter uma paciência especial para depositar confiança e passar segurança para ela.

Chegamos ao destino e tocamos a campainha. Fomos atendidos pela irmã Rosana. Muito simpática, nos recebeu com um sorriso. Explicamos o nosso trabalho e dissemos que sabíamos que as irmãs faziam um trabalho social com os moradores da rua.

Balançando a cabeça de forma positiva, a irmã Rosana confirma a informação e nos convida para irmos à entrega de cestas básicas, que será na quarta-feira (31/03) às 19h. “Das 40 famílias que são beneficiadas com a doação, 20 são da Rua Paim”, diz a irmã muito interessada no nosso trabalho.

Enquanto eu anotava o nome da casa das irmãs Comunidade Santa Terezinha e São Francisco, a irmã volta para dizer que mais tarde teria o ensaio do coral infantil, no qual, 90% das crianças são moradoras da rua Paim. Sem pestanejar, confirmo a minha presença. Na busca por personagens, toda informação é válida e todo evento ou situação podem ser proveitosos.

Feito o primeiro contato com as irmãs, voltamos para o ponto de encontro da rua Avanhandava com a rua sem saída. Tiago tira a câmera da mochila e começa a gravar imagens dos dois prédios. Eu reparo que, de onde estávamos, dava para ver a varanda do Diego. Peço para o Tiago fazer um zoom (aproximar a imagem) e filmar alguns segundos.

Em um determinado momento, percebemos que tinha um homem olhando para nós, apoiado numa vassoura. Então os três no mesmo momento olham para o homem, que disfarça com um sorriso, que o condena e deixa claro seu pensamento: “Eles me viram!”

Aproveitando a situação, a Fernanda fala para mim: “Será que tem um apartamento vazio no prédio? Assim podemos gravar cenas do alto.” Concordando com a ideia, eu abordo o homem e faço a mesma pergunta. Desconfiado ele diz que tem, então, logo em seguida eu explico do que se trata e ele relaxa, abre um sorriso e conversa com a gente.

Adriano é zelador do prédio 901 da rua Avanhandava, e morador da região há 13 anos. Com uma gentileza de poucos, ele se dispõe a ajudar e diz que podemos ir ao prédio no horário comercial para fazer as gravações da cobertura e para bateremos um papo.

Usamos da situação para transformar o Adriano em um dos personagens, afinal, 13 anos de convivência com o cotidiano da rua Paim, com certeza, renderão BOAS histórias.

Bom…é isso!

Volto logo, logo em outro post para contar como foi o ensaio do coral infantil.

Valeu!!! =D

Por Cinthia Almeida

Esse post foi publicado em Acompanhe!, Cinthia Almeida e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pensamento Positivo – 3º Encontro – parte 1 (27/03) – Cinthia Almeida

  1. Pingback: Pensamento Positivo – 3º Encontro – parte 2 (27/03) – Cinthia Almeida « Documentários

Deixe um comentário